Enquanto é dia, precisamos realizar a obra daquele que me enviou. A noite se aproxima, quando ninguém pode trabalhar. Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo”. (João 9:4-5)
O Filho de Deus falou estas palavras aos Seus discípulos, profetizando um tempo que ainda viria no futuro. Depois que a luz do mundo não estava mais no mundo, um tempo chamado "noite" viria quando ninguém poderia fazer a obra de Deus. O que Ele estava falando? Qual foi a luz do mundo?
De acordo com as próprias palavras do Mestre, Ele era a luz do mundo. Mas Ele também disse em Mateus 5:14 que os Seus discípulos eram a luz do mundo. Assim, de acordo com Sua profecia, a "noite" viria quando nem Ele nem os Seus discípulos estariam mais no mundo. Naquele tempo, ninguém mais poderia fazer o trabalho de Deus. Mas quando isso aconteceria? Houve um tempo em que Jesus não estava na Terra e também não tinha discípulos na Terra? Haverá no futuro?
Quando nosso Mestre terminou Sua missão na Terra e ascendeu a Seu Pai, a obra de Deus foi deixada nas mãos de Seus discípulos. Eles eram Seu corpo na Terra, a morada de Seu Espírito, realizando os feitos preparados para eles.[1] Sua principal tarefa era servir uns aos outros e construir uns aos outros até que todos se tornassem como seu Professor em todos os sentidos.[2] Eles eram testemunhas do Reino vindouro. A vida deles mostrou o que acontecerá quando o Messias voltar, e a Terra inteira obedecer aos Seus mandamentos.[3]
Uma vez que cada nação tenha visto essa demonstração, o fim virá. Naquele tempo, de acordo com Apocalipse 19:7-8, a Igreja, a Noiva do Messias, estará pronta para Ele. Ela será vestida de ações justas, as obras que Ele preparou para ela.
Então, se a Igreja fez as obras de Deus no início e as fará no final, o que o Mestre quis dizer com "a noite, quando nenhum homem pode trabalhar"? Pode ser que houve um meio tempo onde a luz se apagou? Certamente, essa profecia deve ter um cumprimento. O próprio Filho de Deus falou. As obras de Deus em algum momento pararam de ser feitas? Poderia ser disso que Apocalipse 2:4-5 fala?
Eu tenho isso contra você, que você abandonou o amor que você teve no início. Lembre-se, então, do que você caiu, arrependa-se e faça as obras que você fez no início. Caso contrário, irei até você e remova seu candelabro do seu lugar, a menos que você se arrependa.
O que estava acontecendo no final do primeiro século, quando isso foi escrito? Se as igrejas tivessem " abandonado o amor", e Deus é amor, isso significa que eles haviam abandonado a Deus? Se eles não estavam fazendo as obras de amor que fizeram no início, isso significa que eles não estavam fazendo as obras de Deus? Se Deus "remove seu candelabro", isso significa que você não é mais a luz do mundo, no que diz respeito a Ele? É possível que as pessoas para as quais isso foi escrito ignoraram-no?[4] Será que eles não tiveram ouvidos para ouvir esta advertência que o Espírito falou às igrejas?
E se a luz de todas as igrejas realmente tiver se extinguido em algum ponto da história, entre o início brilhante registrado em Atos e o final glorioso profetizado no Apocalipse? Isso poderia ser possível? Em João 8:31, Jesus disse: "Vocês são verdadeiramente meus discípulos, se continuarem obedecendo aos meus ensinamentos". Ele quis dizer que se as igrejas parassem de obedecer seus ensinamentos, então eles não seriam seus discípulos verdadeiros? Os seus discípulos verdadeiros foram a luz do mundo. Se não houvesse mais discípulos verdadeiros, a luz do mundo cessaria? O que é necessário para ser discípulo dele?
Sabemos que Ele disse: "Nenhum de vocês pode se tornar meu discípulo se não renunciar todas as suas posses".[5] Também sabemos que os doze apóstolos deixaram tudo para segui-lo[6] e que eles ensinaram os outros a fazer o mesmo.[7] A primeira igreja em Jerusalém vivia desta maneira em obediência aos Seus mandamentos:
Da multidão dos que creram, uma era a mente e um o coração. Ninguém considerava unicamente sua coisa alguma que possuísse, mas compartilhavam tudo o que tinham. Com grande poder os apóstolos continuavam a testemunhar da ressurreição do Senhor Jesus, e grandiosa graça estava sobre todos eles. Não havia pessoas necessitadas entre eles, pois os que possuíam terras ou casas as vendiam, traziam o dinheiro da venda e o colocavam aos pés dos apóstolos, que o distribuíam segundo a necessidade de cada um. (Atos 4:32-35)
Esse compartilhar não veio da simples obediência externa, de um sentimento de obrigação. Obviamente, eles tinham uma profunda preocupação com as necessidades urgentes do outro. Era maior do que sua consideração para com sua própria segurança futura. Este foi o resultado do amor de Deus sendo derramado em seus corações pelo Espírito Santo.[8] Essas ações de cuidados eram as "obras de Deus" que tinham sido preparadas para a "luz do mundo" fazer, à plena vista do mundo que os observava.[9]
Então, se a luz do mundo cessasse, como o Mestre previu, como saberíamos? Não haveria mais discípulos verdadeiros na terra? Como poderíamos saber? Será que eles não obedeceriam mais Seus mandamentos? Não deixariam de entregar seus próprios bens? Eles parariam de compartilhar tudo o que têm e começariam a se tornar ricos? Começariam a ter pessoas pobres e necessitadas nas igrejas? Quão desobedientes eles precisariam ser diante de Deus para que não fossem mais a luz do mundo?
Se as igrejas deixassem de ser a luz do mundo, como seriam?[10] Se elas não tivessem mais o amor de Deus nelas, começariam a amar as coisas do mundo?[11] Eles se envolveriam na política do mundo?[12] Lutariam nas guerras mundiais?[13] Perseguiriam pessoas que discordassem deles? Elas alegariam ter a luz de Deus nelas, quando realmente é escuridão?[14]
Se todos os candelabros das igrejas do primeiro século se apagaram, como avisa Apocalipse 2:4-5,[15] isso explica muitas coisas na história. Isso explica o cristianismo se tornando a religião do estado sob Constantino. Isso explicaria as atrocidades das Cruzadas, as horríveis torturas da Inquisição, a flagrante corrupção dos Papas, as guerras religiosas da Reforma e a fragmentação do cristianismo[16] em mais de 45.000 denominações atuais. Isso explicaria porque a Igreja cristã, que supostamente é a morada de Deus no Espírito,[17] há cerca de 2000 anos está preenchida com o que Gálatas 5:19-21 chama de atos evidentes da carne.
É possível que a humanidade tenha habitado durante séculos na "noite" que o Filho de Deus profetizou? E, em caso afirmativo, o Deus amoroso que enviou Seu Filho para morrer por nós é tão gracioso que daria ao mundo outra chance? Ele concordaria em acender novos candelabros,[18] depois de tão longo tempo? Poderia a mesma vida dos primeiros discípulos ser restaurada novamente na Terra?[19] E se a luz do mundo voltasse a existir na Terra, como seria? Eles fariam as obras que os discípulos fizeram no início, como Apocalipse 3:4-5 fala? Eles obedeceriam os ensinamentos do Mestre para se amarem uns aos outros,[20] como a primeira Igreja em Atos 4:32-35? Eles deixariam tudo para segui-Lo?
E se a luz estivesse mais uma vez na Terra, como as pessoas responderiam a ela?
Como você responderia?
Creiam na luz enquanto vocês a têm, para que se tornem filhos da luz. Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas. “Se alguém ouve as minhas palavras, e não lhes obedece, eu não o julgo. Pois não vim para julgar o mundo, mas para salvá-lo. Há um juiz para quem me rejeita e não aceita as minhas palavras; a própria palavra que proferi o condenará no último dia. (João 12:36,46-48)
Às vezes, tradições podem nos enganar e nos fazer aceitar coisas que não fazem sentido. Isto é certamente o que aconteceu com o Cristianismo por volta do quarto século. Naquele tempo foram estabelecidos certos meios-termos, que para sempre alteraram...
Leia MaisVocê já se perguntou alguma vez por que o cristianismo de hoje é tão diferente de como era no princípio? Os primeiros capítulos do livro de Atos refletem o começo de uma vida intensa de amor e unidade, onde todos compartilhavam tudo o que tinham......
Leia Mais