Você Já Sentiu Isso...


Você já sentiu isso...

Sentado na mesa do bar... todos pareciam tão alegres e bem resolvidos! Mas você não era como aquele colega cujas piadas faziam todo mundo rir. Ou você já estava cansado de ter que contar histórias para fazer aquele tempo juntos parecer interessante e real.

Você olhava ao redor e via o penteado daquele grupo diferente, que dava a eles um ar tão audacioso e destemido. E o jeito intelectual de falar da turma da mesa ao lado, cheio de referências bibliográficas que os fazia parecer tão sérios e com tanto propósito!

E no facebook? Quanta gente interessante!!! Quantos amigos eles têm! Olha...! Esse aqui gosta de rock alternativo, faz cromoterapia, judô e trabalha com decoração de ambientes. Que personalidade diferente, tão autêntico ele parece!

E você, no seu quarto, mexendo na internet, não parece nada interessante! As paredes, sua cama, tudo é tão maçante, tão da mesma forma que ontem e anteontem...

Será que é só você que sente esse incômodo? Esse sentimento contrariado de parecer não se encaixar. Essa dor de não ter para quem falar sobre o que você realmente sente. Sobre o remorso de ter sido rude com alguém, ou ter feito coisas piores, que você tem vergonha de confessar. De não ter alguém que possa presenciar sua falta de jeito ou sua tristeza repentina sem razão aparente. De não ter alguém para quem você possa expor o que realmente sente sobre as coisas.

Um amigo? Mas você não falaria isso para seus amigos... No facebook não dá para escrever, na mesa do bar nunca haveria oportunidade, no trabalho, na escola ou na faculdade muito menos.

Você já sentiu isso, de maneiras diferentes?

Que todos eram bons, menos você?

Que todos ao seu redor sabiam o que queriam e para onde estavam indo. Seus passos seguros na rua eram sempre de alguém determinado e sem problemas, e que você tinha que ser assim também! Então você inventou. Ou continuou fazendo o que todos fazem. Ou quis ser diferente. (Exatamente como todo mundo é: diferente!)

Mas, e seus amigos? Quem conhece você? Quantos daqueles adicionados no seu perfil estão dispostos a te ouvir quando você está cheio de emoções confusas e sabem que você precisa chorar de vez em quando, e ouvir verdades claras? Para quem você se sente livre de relatar seus pensamentos impróprios tendo a certeza de que vai receber conselhos calorosos?

Sim: você estava sozinho.

Sim: você ainda está sozinho. Embora pareça não se importar com isso.
E todos aqueles tão bons que parecem cheios de amigos, também estão sós. Usando seu tempo para manter e acreditar naquela imagem que construíram. Tanta energia, tantos pensamentos gastos nisso... em parecer algo bom, em ser visto e apreciado, em talhar uma personalidade interessante e diferente, em ser melhor que os outros. Pode não parecer óbvio para você, mas toda essa solidão que engole todos ao seu redor é fruto dessa grande força destruidora chamada egoísmo. Tanto tempo de nossa vida gasto com isso...
Todos nós fizemos isso a vida inteira: defendemos a imagem de "quem somos nós" e , é claro, nós tínhamos que estar certos! Nós éramos bons: tínhamos que ser! Sofremos e tivemos crises e crises de identidade para solidificar essa imagem com a qual passeávamos nas ruas, independentemente de essa imagem ser do tipo gótica, formal, espiritual, esportista, despojada, artística, intelectual...

Você vive toda a sua vida para isso? Para ser alguém bom?
Nós também vivíamos nessa prisão, e sentíamos essa angústia de que nossa vida não tinha realmente um propósito. Vivíamos tentando ser alguém bom, sempre defendendo aquela autoimagem confortável para nós: egoístas, autocentrados, sozinhos.

Foi em determinado ponto da vida de cada um que encontramos algo diferente. Conhecemos um homem que fez o contrário. Que se esvaziou de toda magem e não se incomodou de ser rebaixado, de ser zombado mesmo quando estava sofrendo muito. Ele é o contrário da solidão: Ele é Amor. Amou ao extremo de se humilhar para servir e viver com homens tão ruins e desajeitados como você e eu. Ele é o Filho de Deus. Chamam-no de Jesus, mas Seu nome é Yahshua e as imagens que você já viu pintadas Dele com certeza são tão reais quanto as pessoas pintadas no facebook. Ele chamou seus seguidores - aqueles pescadores sem instrução, cobradores de impostos, prostitutas - de amigos e viveu com eles lado a lado, vendo as crises de cada um, o modo esquisito, sofrendo com eles, sem desistir nunca de amá-los como eram.

Nós o conhecemos e deixamos tudo para seguí-Lo, servindo nossos companheiros e estando junto com eles. Vivemos juntos, testemunhando os problemas e os defeitos de personalidade uns dos outros. Damos nossas vidas, nos despojando-nos de nós mesmos, esvaziando-nos para nos identificar com os sofrimentos de nossos irmãos e amigos, que são pessoas falhas e tão desinteressantes quanto nós. Nós nos importamos com os problemas dos outros e precisamos que os outros se importem conosco. Pois essa é a sua dor: você não pode estar com outros porque viver para si mesmo ocupa todo o seu tempo.

Mas Deus, o Criador dos céus e da terra te criou para ser parte de um povo e desfrutar de verdadeira comunhão. Verdadeira comunhão é tudo o que você desejou no seu íntimo. Você está disposto? Disposto a desistir de si mesmo para ter verdadeiros relacionamentos? Esvaziar-se da preocupação do que vão pensar de você para viver em união com outras pessoas?

Se sim, venha nos conhecer.

Leia Mais:

Ia Ser Diferente . . .

Que noite! Que show! Lá no meio de todas aquelas pessoas eu estava girando, gritando e cantando com toda minha voz contra o sistema social injusto, a podridão de uma verdade enganosa e de como os homens se maltratam buscando seus próprios interesses....

Leia Mais

Uma Última Chance

Se eu falar na palavra evangelho, você imediatamente rasgará e lançará fora nossa futura amizade, mesmo que seja um evangelho diferente.Não sou religioso na concepção da palavra, pois não creio na religião popular.Aprendi a amar o Criador de...

Leia Mais

A Eiva Fatal da Humanidade

Porque os homens simplesmente não conseguem conviver uns com os outros? Desde as grandes redes de supermercados espalhadas pelos subúrbios das grandes cidades às novas mega-igrejas que estão começando a aparecer pelo mundo, e desde o bar à danceteria...

Leia Mais

Você Consegue Ouvir a Criação Falando?

Enquanto o homem grita por liberdade de expressão para suportar suas causas, grandes ou pequenas, há uma voz que está sendo silenciada e ninguém parece se importar. É a clara, mas mesmo assim tão...

Leia Mais